quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O EXERCÍCIO DO PERDÃO

Hoje em dia a maioria das pessoas que pesquisam e escrevem sobre relacionamento familiar concorda que nos vários níveis, entre marido e mulher, pais e filhos e entre irmãos, precisa ser exercitado o perdoar e o ser perdoado. “Precisa” não quer dizer que seja obrigado, nem da boca para fora, nem com palavras falsas para enganar o outro. Quando falamos de perdão estamos falando de algo bem específico cuja base é a Palavra de Deus e tem duas vertentes: a primeira, bem mais importante, é com relação a Deus e a segunda, como decorrência da primeira, é em relação às pessoas do nosso relacionamento, principalmente familiar.
Com relação a Deus encontramos na Bíblia toda a orientação do que Deus quer. Não temos que inventar nada, mas pedir a Deus discernimento. Levítico 1.1 diz: QUANDO alguém quiser oferecer holocausto a Deus, “fará assim:” (dois pontos). Então vem uma narrativa detalhada para ser obedecida. Podemos chamar este texto de uma liturgia de parte do culto judaico. A primeira parte começa em casa na escolha do animal que será apresentado ao Senhor para ser sacrificado. Se o ofertante tiver posse, sua oferta será um garrote ou um pequeno touro, o mais caro. Se for uma pessoa tipo classe média sua oferta será de porte médio, carneiro, cabra, etc. Se for uma pessoa pobre sua oferta será de rolinha ou pombinha. É uma provisão de Deus para que ninguém compareça à sua presença de mãos vazias. A partir daí o ritual se aplica igualmente para todos os ofertantes. Primeiro ele imobiliza o animal, impõe as mãos na cabeça do animal e confessa em voz audível todos os seus pecados, transferindo para o animal inocente a sua culpa. A seguir degola o animal, recolhendo o sangue numa bacia a qual será derramada em torno do altar dos holocaustos, porque sangue é vida e a vida pertence a Deus. O animal é cortado e limpo e entregue ao sacerdote que então o colocará no altar para ser todo queimado. Sobe uma fumaça que Deus diz ser agradável às suas narinas. E assim termina a primeira parte do ritual, que é a parte do perdão. O ofertante permanece próximo ao altar dos holocaustos e um dos sacerdotes de plantão, levando várias coisas, avança para o Santuário, passando primeiro pela Bacia de Bronze, onde lava os pés e as mãos, seguindo imediatamente para atravessar a porta do Santuário, porta de serviço. O culto (serviço) prossegue dentro do Santuário. E para que todos saibam que o sacerdote está ministrando a favor de todos que fizeram a primeira parte, há sinetas e maçãzinhas costuradas na barra da túnica da veste, de tal maneira que qualquer movimento faz com que as sinetas batam nas maçãzinhas e façam um grande ruído, indicando que o serviço sacerdotal está sendo feito, Aleluia!
Toda esta explicação é para termos uma ideia da importância do perdão para as nossas vidas. Infelizmente, com o passar tempo e a repetição dos mesmos atos (rotina) e o fato de nada acontecer de extraordinário, as pessoas foram esfriando na fé e o culto virou algo repetitivo e sem alma, o que desagradou profundamente a Deus, porque o povo de Deus passou a adotar ou imitar os povos vizinhos, se envolvendo na idolatria e deixando de fazer o que Deus orientou e consequentemente a falta de perdão, louvor inadequado, adoração nenhuma e a comunhão também acabou. Era necessário levantar uma liderança com a visão da Palavra e poder de Deus para uma restauração.
Quanto a nós? Primeiro sabemos que o sacrifício de animais apontava profeticamente para o sacrifício de Jesus na cruz, feito uma só vez e de uma vez por todas. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Precisamos sim nos apropriar do poder do sangue de Jesus clamando por perdão, salvação, cura e libertação.
Segundo, podemos perceber na narrativa dos holocaustos o quanto é importante, sério e eficaz, que aprendamos a colocar em prática, como Paulo ensina na carta aos Romanos 12.1: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apesenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à igreja!).
Por outro lado, entendemos que as pessoas que estão em paz com Deus e aprenderam, pela Palavra, a estar sempre pedindo perdão a Deus e clamando pelo poder que há no sangue de Jesus, terão muito mais facilidade em lidar com o perdão a nível pessoal. Quanto a isto temos ainda alguns comentários a fazer:
No Novo Testamento, em Atos 2.38, no fechamento da mensagem de Pedro sobre o que estava acontecendo naquele dia de Pentecostes, quando os judeus, depois de serem confrontados com o fato de que o Jesus que eles crucificaram, não é outro senão o Messias, ressurreto, vivo e presente entre os que o aceitaram, perguntam: o que faremos, irmão? Então Pedro responde com toda a autoridade e unção do Espírito: arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados.
Perdão não é algo que surge assim de repente, do nada, mas é uma espécie de processo que se inicia sempre com arrependimento, segue com confissão específica, pedido de perdão e propósito de não repetir o erro. Muitos acham que perdão e desculpa são a mesma coisa. Na realidade não são. Na desculpa nem sempre há culpa. Geralmente é algo mais superficial, embora importante, que fique resolvido. Outra coisa é que perdão não funciona enquanto houver raiz de amargura, raiva, rancor, ódio, etc. Faz-se necessário trabalhar primeiro estes sentimentos. A raiz de amargura deverá ser tratada em encontros individuais com o pastor, envolvendo arrependimento, confissão, imposição de mãos, unção com óleo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, sendo às vezes necessário várias seções para uma libertação completa.
Ao falar do perdão bíblico, nos referimos ao nosso relacionamento com Deus que começa quando aceitamos Jesus como nosso único Senhor e Salvador. Então surge a percepção de que “todos pecaram” e para continuar a viver a vida cristã precisamos crucificar a “velha criatura” dominada pelo “pecado original” o qual é tratado no Batismo, quando nasce uma “nova criatura” que vai poder andar em “novidade de vida”. A partir daí precisamos aprender a lidar com o pecado do dia a dia. Se não podemos evitá-lo, podemos tratá-lo, nos arrependendo, confessando e clamando pelo poder que há no sangue de Jesus. Isto é suficiente para nos dar acesso à presença de Deus e assim oferecer nosso culto, louvor, orações, e tudo o mais.
A parábola do filho pródigo, contada por Jesus em Lucas 15.18-19, diz que em certo momento o jovem caiu em si, percebendo o erro que cometera, arrependeu-se e declarou humildemente: “levantar-me-ei e irei ter com meu pai e lhe direi: Pai pequei contra o céu, e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho, trata-me como um dos teus trabalhadores”. Isto resume tudo!
E que Deus abra o nosso entendimento!
PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 01/06/15, EM http://catedralmetodista.org.br/colunas/o-exercicio-do-perdao/

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